
Mural Medicina
UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ - CAMPUS JOÃO UCHOA
Acontece

Unesa recepciona alunos do primeiro vestibular
Por Isabel Sardenberg
Estudante de jornalismo 5 º período - Campus João Uchôa.
Com visita guiada ao campus e apresentação do curso, os 34 novos alunos foram recebidos pela direção da Universidade, coordenação do curso e Camed - Centro Acadêmico de Medicina. O primeiro a dar as boas-vindas aos alunos foi o Magnífico Reitor, Prof. Ronaldo Mota.
Além da apresentação do período M1, os alunos também conheceram o SIA, sistema de informação acadêmica e algumas disciplinas como Ambiente e Saúde e Sistemas Integrados. O coordenador do curso, Prof. Dr. Roberto H. Cooper finalizou o encontro com a palestra: Medicina: Ciência ou Arte?
As atividades de boas-vindas ao primeiro período ocorreram entre os dias 18 e 19 de março, das 9 às 16horas.

IV Sessão Clínica da Unesa
Por Camila Morais
Estudante de jornalismo 2º período - Campus João Uchôa
A IV sessão clínica da Unesa foi apresentada pelos membros da Liga Acadêmica de Endocrinologia da Estácio (L.A.E.N.D.O), com a participação da sua presidente, Ana Eduarda Moerbeck e do vice, Phelipe Balbi, na sala 301, do bloco E, campus João Uchôa.
Sob a orientação da Profa. Dhianah Santini e com a presença do coordenador de curso, Prof. Silvio Pessanha Neto, a discussão sobre o caso clínico interdisciplinar: Polirradiculopatia desmielinizante inflamatória crônica com manifestação do Diabetes tipo 1, envolveu questões referentes as áreas da endocrinologia e neurologia. Esse mesmo relato de caso foi apresentado no Congresso Brasileiro de Endocrinologia e Metabologia, em Goiânia, em novembro de 2012, pelas alunas Mariana Soffientini e Ana Eduarda Moerbeck, do M/11, também sob a orientação da Profa. Dhianah Santini.



Estudantes de medicina do João Uchôa no Dia Mundial do Diabetes
Por Camila Morais
Estudante de jornalismo 2° período – Campus João Uchôa
Com campanhas de conscientização e medidas preventivas, o dia 14 de novembro, considerado o Dia Mundial do Diabetes, foi comemorado pela Sociedade Brasileira de Diabetes (SBD) e pela Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia (SBEM), em todo o Brasil.
Os alunos de Medicina, da Liga Acadêmica de Endocrinologia da Estácio (L.A.E.N.D.O), foram convidados a participar da programação, no Rio de Janeiro, pelo endocrinologista José Alberto Galvão, presidente da associação do projeto Vida de Madureira e também pela professora Dhianah Santini, orientadora da Liga e coordenadora de período, do curso de medicina da Universidade Estácio de Sá, campus João Uchôa.
Os eventos, no Rio de Janeiro, ocorreram no Parque de Madureira e no Parque dos Patins. O “Correndo pelo Diabetes”, na Lagoa, reuniu cerca de 300 corredores que tiveram também como opção tendas montadas para atendimento. Em Madureira, 17 alunos foram voluntários e mais de 500 pessoas tiveram atendimento registrado.
Como parte desses atendimentos, a Liga ofereceu atividades práticas de exame físico através de medidas aferidas de peso, altura, circunferência abdominal, pressão arterial e glicemia. Os alunos também exerceram a prática da medicina preventiva com a distribuição de material informativo, palestras, advertências à população quanto aos riscos do diabetes e plantão de esclarecimentos sobre a doença.
Presidente da L.A.E.N.D.O, Ana Eduarda Moerbeck falou sobre a importância da participação de todos os alunos, não só de Medicina, mas da área de saúde: ‘Como presidente da L.A.E.N.D.O e apaixonada pela Endocrinologia, sou engajada na causa, participo pela terceira vez consecutiva desse trabalho no Parque Madureira e a cada ano volto de uma forma diferente, nunca é igual!‘’ Ana Eduarda disse ainda que percebeu a importância da medicina preventiva, e o quanto o trabalho desenvolvido ajudou na sua formação acadêmica e como ser humano.
Para Phelipe Balbi, vice-presidente da Liga, a L.A.E.N.D.O vem proporcionando uma melhor abordagem dos temas endocrinológicos com discussão de casos clínicos e busca por novos estudos relacionados aos temas propostos. “A oportunidade oferecida pela SBD-RJ, por meio da doutora Anna Gabriela Fuks, foi de extrema importância para divulgarmos as informações das quais dispomos e como forma de aumentar a nossa sede de conhecimento a fim de poder esclarecer toda a população acerca dessa doença de grande prevalência em nosso meio.” Balbi também reiterou o seu agradecimento especial à coordenadora Dhianah Santini que sempre o incentivou e acreditou no trabalho da equipe.

Visita ao Hospital Municipal Pedro II
Na busca por cenários clínicos externos para os alunos do curso de medicina do campus João Uchôa, o Vice-Reitor de graduação da Universidade Estácio de Sá, Professor Dr. Vinicius Scarpi, abriu canal de comunicação direta com o Secretário Municipal de Saúde, Dr. Daniel Soranz.
Essa parceria possibilitou a visita dos alunos da disciplina de Propedêutica, M/6 e M/7, ao Hospital Municipal Pedro II, localizado na zona oeste do Rio, que nesse momento, conta com 236 leitos distribuídos por especialidades como ortopedia e traumatologia, cirurgia geral e obstetrícia, entre outros. Atualmente, duas turmas, de aproximadamente 30 alunos cada, são levadas por ônibus contratado pela Instituição, para as aulas práticas, que acontecem segundas e sextas-feiras, à tarde.

Convênio com a Santa Casa
Firmado convênio entre a Estácio e a Santa Casa. Frequentam este cenário, alunos do M4 ao M8, em diversas disciplinas como Propedêutica, Saúde da Mulher, Dermatologia, Psiquiatria, Urologia, Neurologia, Otorrino e Clínica Médica.

Internato no Hospital de Bonsucesso
Para além da esfera municipal, a Estácio negocia com o Ministério da Saúde a possibilidade de hospitais federais do Rio de Janeiro se tornarem cenários para o internato. No próximo dia 26 de setembro, um grupo de 27 alunos de medicina do campus João Uchôa dará continuidade ao internato no Hospital Federal de Bonsucesso.